Cirurgia das Pálpebras (Blefaroplastia)

Blefaroplastia

Cirurgia das Pálpebras (Blefaroplastia)

É a cirurgia que corrige o excesso de pele das pálpebras, e quando indicado, as bolsas de gordura proeminentes. Essa cirurgia ajuda na melhora do campo de visão lateral e na sensação de peso causada por esse excesso de pele. Além disso, traz uma melhora estética importante na região.

Há uma idade mínima para realizar a cirurgia?

Não. É uma cirurgia mais realizada em pacientes acima de 45 anos, mas pacientes mais jovens também podem realizar a cirurgia quando desejam uma melhora estética, devido a bolsas de gordura mais proeminentes, ou que apresentem um excesso de pele por questões genéticas.

Qual a anestesia usada?

É usada a anestesia local com sedação. Na sedação, o médico anestesiologista administra medicações para o paciente dormir durante o procedimento.

Como é o pós-operatório?

É bem tranquilo em relação à dor. Geralmente os pacientes não têm dor ou apresentam dor leve.

As pálpebras ficam inchadas e podem ficar também arroxeadas.

O paciente deve se afastar de suas atividades profissionais durante 7 dias, em caso de cirurgias apenas nas pálpebras superiores.

Quando a cirurgia é feita também nas pálpebras inferiores, o período de recuperação é mais longo, devendo o paciente se afastar por 20 a 30 dias, em média.

Atividades físicas liberadas após 20 dias para cirurgia das pálpebras superiores, e após 30 dias no caso de cirurgia das pálpebras inferiores.

Quais cuidados o paciente deve ter no pós-operatório?

Eu oriento fazer compressas geladas para diminuir o inchaço mais rapidamente e, se possível, dormir com a cabeça mais elevada (com mais de um travesseiro).

Não deve pegar peso, evitar esforço físico, evitar calor, não cozinhar e não dirigir enquanto estiver com inchaço importante nos olhos. Além disso, não se expor ao sol e usar óculos escuros sempre que sair de casa.

Quando são retirados os pontos?

Em torno de sete dias nas pálpebras superiores, podendo se estender por mais alguns dias nas pálpebras inferiores.

Onde e como ficam as cicatrizes?

As pálpebras têm a pele mais fina do corpo. A tendência é que suas cicatrizes fiquem excelentes, mas pode haver variações individuais.

Nas pálpebras superiores, a cicatriz fica no sulco palpebral (aquela área mais funda da pálpebra, quando abrimos os olhos). Nas inferiores, ficam 2 mm abaixo dos cílios. 

Quando é alcançado o resultado final?

Após 4 meses nas pálpebras superiores e após 6 meses nas inferiores.

Lembrando que o processo de cicatrização ainda continua por até um ano após a cirurgia, então algumas alterações mais sutis vão ocorrer nesse período.

Agendar via Whatsapp

Veja mais procedimentos

Procedimentos Estéticos

Harmonização facial, procedimentos minimamente invasivos.

Procedimentos Cirúrgicos

Pequenas cirurgias com finalidade estética e funcional.

Tratamento dos Cabelos

Procedimentos para tratar problemas relacionados a saúde capilar.