Tratamento dos Cabelos (Tricologia)

Tratamento dos cabelos (tricologia)

O tratamento das diversas doenças e alterações que envolve o couro cabeludo e os fios é complexo e exige um conhecimento amplo do assunto. A queda de cabelos é normal em todos nós pois os fios são trocados, de tempos em tempos, por fios mais novos. Mas, o excesso da queda de cabelos é um sintoma de algo que já ocorreu ou que ainda esteja ocorrendo no corpo, causando esse aumento, o que traz muita ansiedade e angústia aos pacientes. O tratamento da queda de cabelos aumentada é complexo pois temos que identificar a sua causa e tratá-la. Só assim, a queda vai se normalizar.

Dentre as causas de queda aumentada de cabelos, temos: uso de medicações (a grande maioria aumenta a queda de cabelos), anticoncepcionais (tanto o início do uso, quanto a troca ou a parada do anticoncepcional), infecções, doenças autoimunes, uso de determinados hormônios e suplementos, dietas, cirurgias, partos, entre outras.

A queda de cabelos pode acontecer entre 1 até 5 meses após um evento desencadeante. A maioria das vezes ocorre 2 a 3 meses após. Por exemplo, uma sinusite que ocorreu há 3 meses atrás, uma virose, uma infecção de urina, entre outros. Por isso, muitas vezes não conseguimos identificar a causa dessa queda porque o paciente pode não se lembrar desse evento que desencadeou o quadro.

É importante diferenciarmos aumento de queda de cabelos com afinamento crônico e perda de volume, sem aumento de queda. Na calvície ou alopecia androgenética, é frequente o paciente relatar que percebeu uma diminuição de volume dos seus cabelos ao longo dos anos, ficando seu couro cabeludo cada vez mais aparente, mas sem ter um aumento dos cabelos que caem.

Entre as doenças que afetam o couro cabeludo e o ciclo dos cabelos temos as alopecias cicatriciais e não cicatriciais.

Nas cicatriciais, ocorre um processo inflamatório que causa a destruição dos folículos e substituição por fibrose ou cicatrizes, fazendo com que esses folículos “cicatrizem” e nunca mais produzam fios de cabelos novamente, causando uma alopecia permanente.

As alopecias cicatriciais podem ser primárias, ou seja, a destruição dos folículos ocorre por um ataque do próprio sistema imune do paciente. Entre essas temos:

– alopecia fibrosante frontal

– líquen plano pilar

– alopecia cicatricial centrífuga central

– lúpus discóide

– celulite dissecante

– foliculite decalvante

– FAPD

– foliculite queloideana da nuca

Ou podem ser devido a causas externas:

• alopecias de tração: os fios não suportam peso ou uma tração excessiva, levando a sua destruição. Ocorre nos penteados como nas trancinhas feitas bem rentes ao couro cabeludo ou amarradas aos fios, megahair, dreadlocks e outros penteados que tracionam muito os fios.
  • micoses inflamatórias do couro cabeludo: chamadas de tineas, podem levar a destruição definitiva dos folículos, caso não sejam tratadas precocemente. São comuns em crianças.
  • quimioterapia e radioterapia: podem causar alopecias definitivas também
  • outras doenças que afetam o couro cabeludo: como esclerodermia, sarcoidose, etc.

Nas alopeias não cicatriciais, não ocorre a destruição folicular, sendo potencialmente reversíveis:

• calvície ou alopecia androgenética (tanto masculina quanto feminina).
  • alopecia areata: na forma clássica, ocorrem placas arredondadas sem cabelos, tanto no couro cabeludo quanto na barba ou no corpo.
  • eflúvio telógeno agudo: queda aumentada de cabelos que dura até 6 meses, devido a um evento desencadeante que ocorreu 2 a 5 meses antes do início do quadro. Por exemplo, início, suspensão ou troca de anticoncepcional, infecções, entre elas a covid, cirurgias, parto, uso de várias medicações, febre, dietas, perda de peso, entre outras causas.
  • eflúvio telógeno crônico: queda aumentada de cabelos com duração mais prolongada, por mais de 6 meses a anos. Há um encurtamento da fase de crescimento dos fios. Com isso, com o passar do tempo, o paciente fica com maior volume de cabelos na base, perto do couro cabeludo, e mais ralos no comprimento.

Orientações para a consulta tricológica

É muito importante seguir essas orientações antes da sua consulta:

• Lave os cabelos no dia anterior à consulta (nem dois a três dias antes, nem no dia da consulta, pois vai atrapalhar um dos exames que é realizado).
  • Se você pinta seus cabelos, pinte-os 5 dias antes da consulta. Os cabelos brancos dificultam o exame. Não pinte com muita antecedência pois os cabelos vão crescer e atrapalharão o exame. E lave pelo menos duas vezes antes do dia da consulta, para retirar a tinta que cobre o couro cabeludo.
  • Traga todos os exames laboratoriais que tenha feito até 6 meses antes.
  • Traga os nomes de todos os medicamentos e suplementos que toma (até os naturais), e de produtos que aplique no couro cabeludo, se for o caso.
  • Para as mulheres, trazer mamografia e ultrassonografia das mamas dos últimos 12 meses.
Tricoscopia

Exames dos cabelos

Durante a consulta, alguns testes e exames são realizados, como o teste de tração e a tricoscopia. Por isso, é muito importante que você siga as orientações que foram passadas ao agendar sua consulta, para não prejudicar seus exames.

•  Teste da Tração: realizado para identificar se o paciente apresenta uma queda acentuada de cabelos
  •  Tricoscopia: exame que é realizado através do dermatoscópio, que amplia a imagem em dezenas de vezes, fornecendo dados importantes do couro cabeludo, dos folículos e dos fios, permitindo um diagnóstico correto de cada paciente.
  • Biópsia de Couro Cabeludo: há casos mais complexos que irão necessitar de uma biópsia do couro cabeludo para o diagnóstico. São retirados 1 a 2 fragmentos pequenos do couro cabeludo, sob anestesia local, fechamento com alguns poucos pontos, e enviados a um laboratório com experiência no diagnóstico das alopecias e outras alterações do couro cabeludo.

Mas, não se preocupe: os cabelos não serão cortados ou raspados para realizar essa biópsia.

Tratamentos capilares

Alguns tratamentos podem ajudar na recuperação dos fios, juntamente com os tratamentos prescritos para casa. Entre eles temos:

• LLLT: também conhecido como laser de baixa potência (LLLT- Low Level Laser Therapy) é um ótimo aliado no tratamento da queda capilar e calvície. O laser ativa a microcirculação local aumentando a oxigenação dos folículos, bem como o fornecimento de nutrientes. Também melhora a eliminação de toxinas, reduz a inflamação local e estimula o crescimento capilar.
  • MMP: Sigla para Microinfusão de Medicamentos na Pele, no qual utilizamos um aparelho específico que realiza microfuros no couro cabeludo, ao mesmo tempo que injeta medicações. Os microfuros liberam fatores de crescimento que estimulam os folículos, somados aos efeitos das medicações injetadas diretamente no couro cabeludo. É um excelente aliado ao tratamento da calvície e de determinadas causas de queda acentuada de cabelos.
  • Intradermoterapia: é feita injetando medicamentos no couro cabeludo, mas sem a utilização do aparelho de MMP citado anteriormente. Essas medicações vão estimular o crescimento dos folículos, nos quadros de quedas aumentadas, ou ajudar a reverter seu afinamento, no caso de calvície.
  • Transplante Capilar: indicado, principalmente, para calvície masculina e feminina. As principais técnicas são FUE ( as unidades capilares são retiradas uma a uma, deixando cicatrizes puntiformes) e FUT (retira-se uma faixa na parte posterior do couro cabeludo, deixando uma cicatriz linear).

Agendar via Whatsapp

Veja mais procedimentos

Procedimentos Estéticos

Harmonização facial, procedimentos minimamente invasivos.

Procedimentos Cirúrgicos

Pequenas cirurgias com finalidade estética e funcional.

Tratamento dos Cabelos

Procedimentos para tratar problemas relacionados a saúde capilar.